As Reservas Particulares do Patrimônio Natural, são UC’s privadas atreladas às matrícula de certo imóvel e que tem objetivo a salvaguarda de um patrimônio natural, seja ele florístico, faunistico, geologico, arqueológico, hidrico, etc.
Podem ser constituídas a âmbito federal ou estadual e podem ser utilizadas, em partes, por ONG’s ou associações visando exploração econômica de baixo impacto ambiental, seja na construção de pousadas, refeitório, lojas, ou mesmo unidades de apoio para estudos acadêmicos (neste caso há restrição de apenas pesquisadores para acessar a totalidade da RPPN).
Mas qual a vantagem de uma RPPN? Inúmeras, preservação de nascentes, do patrimônio histórico e artístico cultural, para multiplicação e acolhimento de espécies raras, etc.
Geralmente uma RPPN está associada a uma APP e dentro de um APA, seu tamanho é variado e pode ser colocada inclusive dentro de centros urbanos. Com certeza num país onde os recursos naturais são mal distribuídos elas são fundamentais e em áreas degradadas e cercadas por grandes monoculturas se tornam um oasis.