Eu gostaria de iniciar nossa reflexão trazendo a filosofia geológica para nossas vidas, que é basicamente a “ciclicidade das coisas”, por exemplo, o Ciclo de Wilson trata da abertura e fechamento dos oceanos, e, porque não, a oscilação das marés, podemos comparar com batimento cardíaco, lembrem, estamos filosofando!
Fazemos parte de uma simbiose interplanetária, porém, somos membros de um sistema hermético, dentro de nosso planeta cheio de vida.
“Tudo o que acontecer à Terra, acontecerá aos seus filhos”
Frase de povos indígenas americanos
Imagine que no século XVII, pouco antes da revolução industrial, estes povos indígenas já pensavam de uma maneira sustentável! Mas porque o título, “Um Começo”.
Bem, “começar” na geologia, pode significar um “recomeço”, um novo evento, um novo ambiente, uma mudança climática, uma inversão magnética. Tudo é cíclico! Portanto o passado pode ter deixado alguns registros incipientes, pouco evidentes, para que possamos aprender, fixar na mente os erros e os acertos até que se atingisse o equilíbrio. Temos que manter nossas origens latentes (elas são nossos registros, nossa essência), só assim deixaremos para nossos filhos e próximas gerações, o nosso legado, porque pode ser que num futuro próximo, venhamos a encarar um novo ciclo.
Geólogo Nestor R Filho.