(42) 3225-3316

contato@brgeologia.com.br

Piping de colapso

Todo estudo geotécnico, que trata de colapsamento, trás consigo argumentos técnicos que são oriundos apenas de estruturas antropicas mal executadas, como barragens mal compactadas, aterros onde não se dimensionou o peso específico, formando “bolsões”, “vazios”, os quais promovem erosões internas gradando para a formação desses pipings, isso não deixa de ser verdade e é um fato. Obras de fundação tem de ser acompanhadas, em sua execução, por profissionais técnicos gabaritados.

Mas, e o que dizer da formação natural dessas estruturas e sua influência na reconformação urbana de novos loteamentos, além da necessidade de se contratar os serviços de empresas especializadas do ramo para estipular modelos geotecnicos, de modo a não criar solapamento quando do momento de consolidação das obras?

Um projeto urbano deveria sofrer alterações apenas porque há presença de uma formação com potencial a apresentar pipings? A resposta é sim. E o plano diretor municipal, como faz nesse caso? Ele deve fiscalizar e se não possui equipe deve contratar empresa com know roll para tal.

www.brgeologia.com.br

Trincheira para se interceptar o piping
Piping com vertente de água
Cavidade
Cavidade com maior dimensionamento

Essas cavidades podem ser preenchidas de água ou representar vazios, ainda, podem ser intermitentes, o fato é que obras de engenharia antes da consolidação do loteamento, servem para proteger uma possível nascente e evitar um desastre, causado por um desmoronamento.

A BR GEOLOGIA E ENGENHARIA POSSUI.ESPECIALIDADE E KNOW ROLL DE 15 ANOS NA ÁREA DE ESTUDOS GEOTECNICOS PARA EDIFICAÇÕES.RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E INDUSTRAIS.

compartilhe :

Outros posts

SUSTENTABILIDADE

Apresentações realizadas, agora quero adentrar ao foco deste espaço de discussões. Muito se fala sobre “Sustentabilidade”, “Vida Sustentável”, “Sistema Sustentável”, etc. Mas o básico. O

Um Breve Relato

A ideia de expor meus pensamentos, minhas reflexões, vieram de longa data, na verdade, algumas pessoas vinham me dizendo que eu deveria escrever sobre minhas