Cooperação e parcerias público privada, bem como o relacionamento entre estas entidades e seus “stackholders”.
Colaborar e buscar iniciativas parte, quase sempre, de setores da sociedade civil organizada, representadas por empresas de consultoria, laboratórios e demais envolvidos que convivem com outra face de uma realidade, a de apresentar o projeto para ser apreciado por técnicos de um órgão público, quando se trata de meio ambiente e mineração, por exemplo.
O Objetivo de Sustentabilidade nº17 tem a função de fomentar parcerias, sejam elas entre empresas, entre governos e entre ambos.
A parceria entre a representação de empresas do ramo de meio ambiente por exemplo, mais precisamente do ramo de Gestão de Áreas Contaminadas, diretrizes legais, função prática de marcos regulatórios, legislações e resoluções. Por vezes a simplificação de procedimentos listados em norma são o melhor caminho para buscar uma melhor transparência, padronização de ações e medidas protocolares em órgãos públicos e autarquias, sem esquecer que a informatização do sistema e determinação de responsabilidades é fundamental para o bom e fiel andamento para validação de projetos.