(42) 3225-3316

contato@brgeologia.com.br

ÁGUA – RECURSO NÃO RENOVÁVEL – INSUBSTITUÍVEL

Rio Betari – Iporanga-SP. Crédito: Eng. Nixon

Uma molécula simples, composta por duas pontes de hidrogênio ligadas a cátion de oxigênio são a base de toda a vida na Terra!

Sua característica muda em cada região, em cada localidade, a depender do arcabouço geológico.

Mas, esse recurso, embora possa ter um círculo, teoricamente, infinito, já que consiste em evaporação, condensação e precipitação. Vem passando, gradativamente, por influência danosa, primeiro, pelo uso desenfreado da própria água, através do processo civilizatório da humanidade, o qual vem impondo pressão sobre o uso dos recursos hidricos superficiais e subterrâneos.

Outros como o despejo de efluentes tóxicos oriundos de processos de industrialização, derramamentos, através de acidentes e má operação, bem como a falta de fiscalização e, ou, relaxamento de leis e normas.

A falta de tratamento de efluentes sanitários, processos de erosão, avanço de atividades de mineração sobre zonas de amortecimento (consequentemente) sobre áreas de e recarga de aquiferos.

Parece não haver saída, não é mesmo? Quando paramos e refletimos, ainda vem notícias sobre o relaxamento do uso de água em bacias hidrográficas concedidas para geração particular de energia, onde as concessionárias concedem, mais facilmente, para uso de irrigação extensiva, além da fertirrigacao, e uso em pulverizadores.

O que fazer? Como agir? Há alguma solução? Veremos! Enquanto isso, contemple a imagem abaixo e pense o que estamos fazendo com nossos recursos hidricos!

Por do sol – Rio Tibagi (5 m abaixo de seu leito normal)

compartilhe :

Outros posts

SUSTENTABILIDADE

Apresentações realizadas, agora quero adentrar ao foco deste espaço de discussões. Muito se fala sobre “Sustentabilidade”, “Vida Sustentável”, “Sistema Sustentável”, etc. Mas o básico. O

Um Breve Relato

A ideia de expor meus pensamentos, minhas reflexões, vieram de longa data, na verdade, algumas pessoas vinham me dizendo que eu deveria escrever sobre minhas