Quando eu leio reportagens sejam elas entrevistas com especialistas, publicações tecno científicas, webinar’s, etc., trazendo discussões sobre maneiras de se implementar novos insumos visando substituir os atuais métodos convencionais, utilizando por exemplo efluentes tratados, biofertilizantes, compostagens com agregados minerais. O pensamento que me vem à mente é “será um mais do mesmo, ou agora vai”? Como implementar algo novo se a mentalidade é arcaica? A resposta parece ser apenas uma. O revés econômico.
A humanidade apenas se reinventa em momentos de baixa, de escassez, de ausência. Muitos são os exemplos dentro da agroeconomia. Mas parece faltar alguma coisa!
Será que um dia seremos testemunhas da verdadeira transformação das grandes massas de monocultutas em policulturas sustentável? Ou seja, um retorno às origens, mas com os atuais avanços tecno científicos? Os estudos cravam, quanto maior a Simbiose na diversificação de culturas agrícolas, menor a carga de insumos para manter os cultivos.
Acredito que a nova onda será permanente, pois temos apenas uma casa.